segunda-feira, 18 de junho de 2012

QUEM SOU EU?

-->
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
Sou uma pessoa com grande vontade de buscar novos conhecimentos, informações, opiniões, através de parcerias com os docentes e discentes.
Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos com os nossos alunos.
Na atuação como professora da Inclusão Digital, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo.
À medida que convivemos dia a dia com nossos alunos, temos a possibilidade de descobrir quais são suas necessidades, seus interesses e dessa forma, é possível nos ajustarmos, seja ao conteúdo, novas metodologias de ensino e aprendizagem. Não devemos de maneira nenhuma desconsiderar suas opiniões, pensamentos, pois estes também são também um auxílio para decidirmos qual caminho iremos enveredar nesse processo de ensino e aprendizagem. Para que isso aconteça, o professor necessita estar o tempo todo interagindo com o mundo que o cerca, pois nesse novo contexto, educar deve ser, então, colaborar para que alunos estejam inseridos num processo permanente de aprendizagem. Devemos trabalhar de tal forma que o aluno seja capaz produzir conhecimento.
Como professor, devemos estar abertos às novas formas de desenvolver nosso trabalho. Estamos nos deparando com novas formas de aprender e nos relacionar com o conhecimento, ao mesmo tempo devemos estar preparando nossos alunos para esse novo contexto no qual estão inseridos. Assim, todos nós devemos nos qualificar para enfrentar esses e outros desafios que se seguirão.
Acredito plenamente que a interação enriquece bastante os nossos conhecimentos, tanto entre professores e alunos, quanto entre professores e professores, e costumo declarar isso sem nenhum constrangimento. Pois é uma grande satisfação e até realização, trabalhar num clima de interação em qualquer que seja a atividade, inclusive em sala de aula.

Um comentário: