terça-feira, 23 de outubro de 2012

Meio Ambiente


O HOMEM E O MEIO AMBIENTE

Professora: Elizabete- Educação Religiosa –Nádia – Inclusão Digital
Escola: E.M.C.D.A
Ano: 4º, 5º e 6º ANO
Conteúdo: Meio Ambiente
Duração: 2 aulas por turma
Recursos: Computadores e data-show.

Objetivo: Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Levá-los a repensar suas atitudes, tornando-se mais conscientes da relação entre os seres vivos. Produzir  textos para divulgação, na escola e na comunidade, sobre a preservação do meio ambiente. Provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.

Conteúdo:
Relação homem-natureza e preservação do ambiente.

Material Necessário:
Livro Caderno de Educação Ambiental, maquete de cidades com o lixo reciclado, limpeza urbana, pesquisa de imagens e textos relacionados ao tema, vídeo sobre o meio ambiente, A Turma da Mônica. Computadores e data-show.

Desenvolvimento
Introdução:
Ouvimos muitas informações sobre mudanças climáticas, efeito estufa epreservação do meio ambiente, nem sempre os alunos tem informação suficiente para entender de que forma participam desses processos e como podem atuar no sentido de minimizar a sua influência como agentes poluidores.
Na sala de aula o professor distribuiu textos e gravuras sobre o meio ambiente, pediu para os alunos para escrever e desenhar, logo após os alunos foram para sala de informática, ontem assistiram os vídeos e através das informações descreveram tudo o que viram.
Foi realizado uma autoavaliação na qual os alunos se interessaram pelo tema abordado e a preocupação com o destino do lixo e a preservação do meio ambiente, demonstrando que a aprendizagem do conteúdo proposto e seus objetivos atingidos.
Para realização desse trabalho foi solicitado uma exposição de maquete com informações sobre a preservação do meio ambiente.
Divulgar os trabalhos no blog com a ajuda dos alunos e informações de como utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário